A série Top10 oferece um guia listando as dez melhores histórias e/ou fases de determinado personagem ou equipe em ordem cronológica, disponibilizando links das edições disponíveis em nosso site! Aqui com o menor (mas não menos importante) membro dos Vingadores: Hank Pym, o Homem-Formiga original!

Hank Pym é um gênio científico, super-herói, membro fundador dos Vingadores, criador das Partículas Pym e de Ultron… e sofre de um transtorno bipolar. O que contribuiu com que atuasse sob muitas identidades: Homem-Formiga, Gigante, Golias, Jaqueta Amarela, o Vespa… o personagem é marcante por sua contribuição na história dos Heróis Mais Poderosos da Terra, os Vingadores!

 

O Homem no Formigueiro

Tales to Astonish 27 e 35 (1962)

Henry ‘Hank’ Pym, é apresentado como um cientista que inventa uma fórmula para encolher. Hank testa o invento em si mesmo e acaba indo parar dentro de um formigueiro num conto despretensioso, típico de filmes “B”. Meses depois o personagem seria revisto, desta vez como um super-herói, numa trama em que tem de utilizar seu invento e um uniforme para fugir de um sequestro.

Apesar de simples, didáticas e até datadas para o público atual, essas histórias atestam a criatividade e capacidade de reciclar ideias, algo recorrente nos primórdios do universo Marvel!

No Brasil: “Marvel Origens a década de 1960” (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel Clássicos n° I) ou “Hank Pym: Os Heróis Mais Poderosos da Marvel nº 45” ou em “Homem Formiga: Mundo Pequeno”.

 

E houve um dia como nenhum outro…

Avengers 1 (1963)

A edição de estreia dos Vingadores também aumentou em muito, a importância de Hank Pym  e sua parceira, Janet van Dyne. O Homem-Formiga e a Vespa são mostrados aqui como membros fundadores dos “Heróis Mais Poderosos da Terra”, e ambos são essenciais para a primeira vitória da equipe em seu confronto com Loki!

No Brasil: “Biblioteca Histórica Marvel: Os Vingadores nº1” ou “Os Heróis Mais Poderosos da Marvel n° 1: Os Vingadores” ou “Marvel Origens a Década de 1960 (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel I)” ou em “Heróis da TV nº100”(editora Abril).

 

O nome é… Jaqueta Amarela!

Avengers 59-60 (1968)

A história que levou ao casamento de Hank com Janet Van Dyne, a Vespa, nos apresentou duas situações marcantes: a nova identidade super-heróica de Hank, o Jaqueta Amarela e o conceito de que o personagem é mentalmente instável. Se no início só havia uma sugestão de senso de inferioridade, a partir daqui seus transtornos ficaram expostos, algo que vem sendo trabalhado até hoje!

No Brasil: “Heróis da TV 36-37” (editora Abril) ou “Coleção histórica Marvel: Os Vingadores nº4” (Panini) ou em “Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel XII: O Nascimento de Ultron” (Salvat).

 

Viagem ao centro do andróide

Avengers 93 (1971)

Sendo parte da Guerra Kree-Skrull, este conto apresenta Hank Pym encolhendo o suficiente para entrar no corpo do androide Visão,  em uma tentativa de salvar sua vida artificial. O que se segue é uma festa visual na belíssima arte de Neal Adams e, mais uma vez, Pym prova que a ciência supera a força!

No Brasil: “Heróis da TV 44″(editora Abril) ou “Os maiores clássicos dos Vingadores 1: A guerra Kree/Skrull”(Panini) ou “Coleção Histórica Marvel: Os Vingadores nº3″(Panini) ou na “Marvel Graphic Novels XX: Vingadores a guerra Kree/Skrull”.

 

Corte marcial e Julgamento

Avengers 212-213, 217 e 227-239 (1981-1983) 

Esse enredo pode não  mostrar o “melhor” de Hank Pym, mas é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes da história do personagem. Depois de um colapso mental tê-lo feito assumir a pessoa imprudente e violenta do Jaqueta Amarela, Pym agride sua esposa, a Vespa, e é levado a julgamento pelos Vingadores!

Após sua remoção da equipe, Pym parte desesperado em busca de redenção. Ao ponto de orquestrar uma armação a fim de limpar seu nome. Em uma reviravolta clássica, Pym decide se aposentar do ramo dos super-heróis …

No Brasil: parcialmente publicadas (só do n°227 ao 239), saíram aqui em “Heróis da TV” 102-107,111, “Homem-Aranha” 62, 66 e “Capitão América” 116, todos pela editora Abril.

 

Vingadores Eternamente

Avengers Forever 1-12 (1999)

Vingadores Eternamente não contém apenas um Hank Pym – mas duas versões totalmente diferentes do mesmo personagem! Este clássico apresenta uma equipe de Vingadores arrancados de diferentes linhas do tempo, incluindo um Pym são e sua personalidade insana de Jaqueta Amarela, em uma missão para salvar toda a realidade.

Ambos os Hanks desempenham papéis-chave na saga e quando todos retornam ao seu próprio tempo, o Jaqueta Amarela do passado consegue escapar para o presente promovendo o caos na vida dos Vingadores!

No Brasil: “Grandes Heróis Marvel Premium 6-16” (Editora Abril) ou em “Vingadores Eternamente” (Coleção Marvel Salvat 14-15).

 

Ultron Ilimitado

Avengers 19-22 (1999)

A história de Hank Pym ficará para sempre ligada à ameaça mecânica que ele criou – Ultron! Este clássico apresenta a maior derrota do robô diante dos Vingadores, com Hank Pym e Janet van Dyne sequestrados liderando a investida contra a máquina dentro de sua própria fortaleza na nação fictícia da Slorênia. Sem dúvida uma das grandes inspirações para o filme Vingadores: A Era de Ultron!

Qualquer pessoa interessada em aprender mais sobre Hank Pym deve checar essa história, de longe uma das melhores envolvendo Ultron. Não importa o quanto Hank erre, “Ultron Ilimitado” mostra o quão longe ele está disposto a ir para corrigir seus erros!

No Brasil: “Homem-Aranha Premium 13″(editora Abril) ou “Os Heróis Mais Poderosos da Marvel 1: Os vingadores” (Salvat) ou em “Marvel Edição Especial Limitada Vingadores Ed. 02: Ultron Ilimitado” (Salvat).

 

Os Supremos vol 1 e vol 2

The Ultimates vol.1 #1-13 e The Ultimates vol.2 #1-13

Aqui o doutor Hank Pym também é um cientista brilhante com sérios problemas psicológicos, com a diferença de que recebe seus poderes após uma transfusão do sangue de sua mulher, Janet, que aqui é uma mutante. Os Supremos é o filme dos Vingadores que você nunca verá, e isto fica claro na sua versão da briga do casal Hank/Jan (algo muito mais violento do que no original). Como resultado Pym é surrado pelo Capitão América e expulso dos Supremos após agredir a esposa.

Hank Pym é simplesmente um dos personagens de maior destaque na versão Ultimate dos Vingadores, e seu desenvolvimento, que levou décadas na versão clássica, é condensado de forma brilhante pelo roteirista Mark Millar!

No Brasil: “Marvel Millenium: Homem-Aranha” ou “Os Supremos Edição definitiva vol 1 e 2”. O volume um também foi compilado pela Salvat na “Coleção oficial de Graphic Novels Marvel” (números 28 e 29).

 

A Era de Ultron

Age of Ultron 1-10 e Age of Ultron 10A.I. (2013)

Durante anos, o Universo Marvel viveu com medo de que a inteligência artificial conhecida como Ultron evoluísse um dia para realizar seu maior desejo: eliminar toda a vida orgânica da Terra. Esse dia chegou! O impossível aconteceu e Ultron governa o planeta!

Os poucos remanescentes entre os super-heróis tentam desesperadamente permanecer vivos. Com um Capitão América alquebrado liderando um contra-ataque desorganizado, Wolverine toma uma decisão controversa e desesperada – voltar ao passado e assassinar Hank Pym!

No Brasil: “A Era de Ultron” já saiu em mini-série e em encadernado Deluxe (ambos pela Panini).

 

A Ira de Ultron

Avengers: Rage of Ultron (2015)

Nesta Graphic Novel, temos a batalha final entre Ultron e seu criador, Hank Pym. O conto vê Pym determinado a destruir a ameaça que ele criou custe o que custar…

A história examina a relação (sempre) complicada entre Ultron, Hank Pym e o Visão, bem como rende uma discussão filosófica sobre Inteligência artificial… e o resultado do embate entre criador e criatura é surpreendente!

No Brasil: “Vingadores: A Ira de Ultron”.

 

Concorda com a nossa seleção? Faltou algo? Então escreve pra gente! Gostou? Então confira nosso acervo com quadrinhos do Homem-Formiga!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *