A série Top10 oferece um guia listando as dez melhores histórias e/ou fases de determinado personagem ou equipe em ordem cronológica, disponibilizando links das edições disponíveis em nosso site! Aqui com uma das primeiras e mais proeminentes heroínas do Universo Marvel: a Vespa!

Socialite, estilista, aventureira e líder! A Vespa estreou nos cinemas mas habita nos quadrinhos desde 1963. A evolução da personagem foi paralela ao da mulher em nossa sociedade: de socialite mimada e fútil ela amadureceu ao ponto de se tornar líder dos Maiores Super-Heróis da Terra!

*detalhe, a Vespa dos quadrinhos é Janet van Dyne, nos cinemas o título é de Hope Pym a filha de Hank Pym (o Homem-Formiga original). Hope foi introduzida recentemente nos quadrinhos como a filha perdida do primeiro casamento de Hank.

 

A Maravilhosa Vespa

Tales to Astonish 44

Janet e Hank nem sempre foram um casal; a primeira esposa de Pym, Maria, morreu tragicamente. Ele vivia solitário quando o professor Vernon van Dyne foi morto, ao convocar acidentalmente um alienígena para a Terra. É a filha de Vernon, Janet, quem convence Henry a uma parceria para deter a criatura. Assim surgiu um dos casais mais famosos dos quadrinhos! Numa época onde só existiam heróis solitários ou acompanhados de ajudantes mirins, um casal de aventureiros uniformizados era muito inovador!

No Brasil: pode ser vista em “Coleção Histórica Marvel Os Vingadores n° 7″, “Marvel Origens a década de 1960” (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel Clássicos n° I), “Vespa” (Heróis Mais Poderosos da Marvel n° 48) ou em “Homem Formiga- Mundo Pequeno”.

 

Batizando os Vingadores

Avengers 1

A edição de estreia dos Vingadores também aumentou em muito, a importância de Janet van Dyne e sua parceiro, Hank Pym. O Homem-Formiga e a Vespa são mostrados aqui como membros fundadores dos “Heróis Mais Poderosos da Terra”, e ambos são essenciais para a primeira vitória da equipe em seu confronto com Loki. Detalhe: é a própria Vespa quem batiza o grupo!

No Brasil: pode ser encontrada em diversas edições: “Biblioteca Histórica Marvel: Os Vingadores nº1”, “Os Heróis Mais Poderosos da Marvel n° 1: Os Vingadores”, “Marvel Origens a Década de 1960 (Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel I)” e em “Heróis da TV 100”.

 

O Casamento

Avengers 59-60

Com Janet e Hank sendo reunidos no novo filme, vale a pena relembrar os primeiros dias de seu casamento nos quadrinhos. Uma saga que está longe de ser perfeita, mas certamente é divertida.

Diversos personagens do Universo Marvel fazem uma ponta e, claro, o casamento é interrompido por uma equipe de supervilões, o chamado “Circo do Crime”. O bando é detido pelos heróis presentes e o casamento passa como planejado, mas o incidente serviu de presságio para indicar o terrível futuro que aguardava a relação do casal!

No Brasil: podem ser encontradas em “Heróis da TV 36-37” (editora Abril), “Coleção histórica Marvel: Os Vingadores nº4” (Panini) ou em “Coleção Oficial de Graphic Novels Marvel XII: O Nascimento de Ultron” (Salvat).

 

Conflito Conjugal

Avengers 212-214, 217 e 224

A vida conjugal do casal Homem-Formiga / Vespa nunca foi um mar de rosas e esse é o maior exemplo! No tempo em que Hank Pym apresentava distúrbios de personalidade, ele adotou uma nova identidade chamada “Jaqueta Amarela”. A nova persona apresentava traje, habilidades e atitude totalmente diferentes, quando ele passou a enlouquecer cada vez mais. Janet começou a  questionar o que ocorria, até que foi agredida por Pym!

Este arco entrou num território incomum para a época e é um marco, fazendo uma interessante analogia em torno do abuso doméstico. Foi a primeira separação do casal que ainda tentaria reatar em outras ocasiões na saga dos Vingadores.

No Brasil: são inéditas.

 

Rompimento

Avengers 227-239

Após agredir Janet, Hank Pym é expulso dos Vingadores e parte numa busca desesperada por redenção. O escritor Roger Stern nos mostra a queda e redenção de Hank, agora na cadeia, ao deter um esquema orquestrado pelo vilão Cabeça-de-Ovo, e seus novos Mestres do Terror.

Ao fim da história, Jan e Hank ensaiam reatar e ele chega até mesmo a ser convidado a voltar aos Vingadores, mas o cientista decide se aposentar do ramo dos super-heróis… e se afastar de Janet definitivamente. E o casal permaneceria assim por muito tempo!

No Brasil: saíram aqui em “Heróis da TV” 102-107,111, “Homem-Aranha” 62, 66 e “Capitão América” 116, todos pela editora Abril.

 

A Líder dos Vingadores

Avengers 270-277

O Barão Helmut Zemo decidiu seguir os passos do pai e reuniu alguns dos mais poderosos vilões para invadir a Mansão dos Vingadores… e promove uma das maiores derrotas da equipe (com direito a espancamentos e tortura psicológica)!

Mas a virada de mesa vem dos dois membros mais improváveis: Vespa e Homem-Formiga (aqui encarnado por Scott Lang )! Jan por vezes era retratada como uma mulher fútil e superficial em seus primeiros anos de histórias, mas nesta fase ela passa a ser líder e o coração dos Heróis mais Poderosos da Terra. Um salto gigantesco na evolução da personagem, nesta que é “só” uma das maiores histórias  dos Vingadores de todos os tempos!

No Brasil: saíram aqui em “Capitão América” 143 -147 (editora Abril). Em encadernado saiu pela Salvat na coleção “Os Heróis Mais Poderosos da Marvel n° 48: Vespa”.

 

Vingadores Eternamente

Avengers Forever 1 -12

Sete Vingadores são arrancados do passado, presente e futuro para tentar salvar um aliado, Rick Jones, da morte certa nas mãos do vilão Immortus. Em uma narrativa épica, na qual amigo se volta contra amigo e inimigos mortais se tornam importantes aliados, os Maiores Heróis da Terra enfrentam uma batalha cósmica para decidir o derradeiro futuro da humanidade!

Neste clássico, Janet Van Dyne é uma das escolhidas, e em face de um Capitão América desiludido ela imediatamente toma as rédeas e lidera a nova equipe. Uma mega saga que nos mostra todos os melhores aspectos da Vespa!

No Brasil: saiu pela primeira vez em “Grandes Heróis Marvel Premium 6-16” (Editora Abril). Como encadernado temos a saga em dois volumes pela Salvat em “Vingadores Eternamente” (Coleção Marvel Salvat 14-15).

 

Sacrifício

Secret Invasion 1-8

Enfrentar os Skrulls sempre é difícil, especialmente quando há um Hank Pym Skrull envolvido. Através de um soro, as partículas Pym no corpo de Janet são corrompidas e a transformam em uma bomba biológica! Thor tenta em vão usar Mjonir para ajuda-la e Janet aparentemente morre no processo, sacrificando-se para deter a invasão. Em luto, Hank Pym assume a identidade de “Vespa” homenageando sua ex-esposa.

No Brasil: saiu aqui, primeiro como mini-série (Invasão Secreta 1-8) e depois compilado em encadernado (em ambos os casos pela Panini). Também pode ser encontrado pela Salvat na “Coleção Marvel Salvat n°59: Invasão Secreta”.

 

Fuga do Microverso

Avengers vol 4 #32 -34

Este arco é uma das inspirações para o filme Homem-Formiga e Vespa!

Os Vingadores recebem um misterioso sinal de emergência que se torna uma descoberta científica. Janet realmente pereceu durante a Invasão Secreta, ou um certo poder asgardiano a mandou para outro lugar?

O paradeiro de Jan é revelado e aprendemos sobre seu tempo no Microverso. E descobrimos outra faceta da Vespa, que aqui é uma sobrevivente (a la Sarah Connor) presa em um mundo microscópico!

No Brasil: saiu em Vingadores 114-116 (Panini).

 

Fabulosos Vingadores

Uncanny Avengers 15 -23

O Capitão América escolhe a Vespa para se juntar ao seu novo grupo de Fabulosos Vingadores. A equipe é constituída de uma combinação de Vingadores e X-Men numa tentativa de melhorar a opinião pública em relação aos mutantes. Janet não é apenas a única vingadora convidada como também financia a equipe de forma privada, a fim de evitar sanções governamentais.

A Vespa escrita por Rick Remender, é problemática e desafia os ideais e escolhas feitas pelo líder da equipe, Alex Summers (Destrutor o irmão do Ciclope), choques que inevitavelmente levam os dois ao romance.

No Brasil: saíram em “Avante Vingadores!” 2ª série 14-25. Como encadernados em: “Fabulosos Vingadores: Ragnarok”, “Fabulosos Vingadores: Vingar a Terra” e “Fabulosos Vingadores: Rumo ao Eixo”.

 

Concorda com a nossa seleção? Faltou algo? Então escreve pra gente! Gostou? Então confira nosso acervo com quadrinhos dos Vingadores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *