contato@2fhqs.com.br

Top10: O melhor do Aquaman

A série Top10 oferece um guia listando as dez melhores histórias e/ou fases de determinado personagem ou equipe em ordem cronológica, disponibilizando links das edições disponíveis em nosso site! Aqui nós apresentamos aquele que é sinônimo de super-herói aquático: o Aquaman!

Filho de uma rainha atlante e de um faroleiro, Arthur Curry cresceria para se tornar o super-herói Aquaman, e mais tarde assumiria seu direito de nascença como o Rei da Atlântida. Ele é um dos membros fundadores da Liga da Justiça e um dos heróis mais reconhecidos da DC Comics em todo o mundo!

 

COMO AQUAMAN GANHOU SEUS PODERES

Adventure Comics 260

Após 19 anos da sua estreia, Aquaman ganhou uma nova origem (assim como aconteceu com Flash e Lanterna Verde, totalmente reformulados na época). É o próprio herói que narra  a história do faroleiro que resgata uma mulher em uma jangada durante um furacão. O nome dela era Atlanna e logo os dois se apaixonaram e eis que ela dá a luz um menino batizado de Arthur Curry!

O garoto desenvolve poderes e, eventualmente, descobre ser o herdeiro do trono da Atlântida (sua mãe era a rainha exilada). Ainda que com algumas mudanças ao longo das décadas, essa origem é das mais reconhecidas e que mais influenciou as revisões futuras. Vale pela curiosidade e sua importância histórica!

No Brasil: A história pode ser encontrada em “Aquaman” nº 11 ou em “Batman” 2ª série n° 6 (ambos pela editora Ebal). Também saiu pela Panini no encadernado “Coleção DC 75 Anos” n° 2.

 

A BUSCA POR MERA

Aquaman 40-47

Depois de ter sua origem reformulada no início da era de Prata Aquaman ganha uma família na forma do parceiro mirim Aqualad, sua esposa Mera e seu filho o “Aquababy”.

Nessa época o herói tem seu primeiro arco de peso: ele parte em busca de sua esposa que fora sequestrada, enquanto seu novo elenco de apoio (Aqualad, Aquagirl e Vulko) tem de lidar com um político tentando se aproveitar da ausência do Rei da Atlântida para promover um golpe de estado!

No Brasil: inédito*.

*Quem souber da publicação dessas histórias no Brasil, escreva pra gente!

 

A MORTE DE UM PRÍNCIPE

Adventure Comics 451-455, Aquaman 57-63

O escritor David Michelinie e o desenhista Jim Aparo fazem o impensável: firmam o vilão Arraia Negra como arqui-inimigo do Aquaman ao fazê-lo assassinar Arthur Jr. o filho do herói e Mera! Uma decisão chocante no contexto da  época (e mesmo hoje, pois se tratava de um bebê) e que reverberou por muitos anos. As histórias do Aquaman passavam a ter um tom mais maduro, o suficiente para trazer de volta o título solo do personagem que havia sido cancelado no número 56!

No Brasil: arco parcialmente publicado nas revistas “Pequenina em Formatinho” n° 13 (Ebal), “Superduplas” 7 e 8 (Ebal).

 

UNIFORME CAMUFLADO

Aquaman (volume 2) 1-4

Depois da saga Crise nas Infinitas Terras, o Aquaman foi reformulado para o público moderno (como aconteceu com os demais heróis DC na época), e ele estrelou diversas mini-séries e especiais que expandiram sua mitologia.

Nesta primeira, em 4 edições, é introduzido um novo traje (que não durou) e a trama foca no relacionamento de Aquaman com seu meio-irmão, o Mestre do Oceano, aqui reinventado como um feiticeiro.

 

A LENDA DO AQUAMAN

AQUAMAN SPECIAL 1 e AQUAMAN 1-5

Com uma mini-série em cinco edições, junto ao especial “Legend of Aquaman”, temos outra releitura de origem: é mostrado como Aquaman encontra o faroleiro que inspirou seu nome humano (Arthur Curry), seus estudos sob a tutela de Vulko e enfim a ascensão ao trono.

A série envolve também uma invasão da Atlântida e contém uma subtrama sobre o casamento deteriorado com Mera. Uma saga por Keith Giffen e o lendário desenhista Curt Swan!

No Brasil: publicado em “DC Especial n°7 – Aquaman: a reconquista da Atlântida” (Editora Abril).

 

CRÔNICAS DA ATLÂNTIDA

The Atlantis Chronicles 1-7 (Mini serie)

O escritor Peter David nos dá uma visão majestosa da história da Atlântida, da antiguidade ao nascimento do Aquaman. Com os belos desenhos de Esteban Maroto, esta mini série além de expandir a mitologia,  serve também como prelúdio para a aclamada fase do escritor no título solo do Rei dos Mares!

No Brasil: inédito*.

*Quem souber da publicação dessas histórias no Brasil, escreva pra gente!

 

MINI SÉRIE POR PETER DAVID

Aquaman: Time and Tide 1-4

Peter David aproveita as sementes plantadas em Atlantis Chronicles e nos dá uma nova visão dos primeiros anos do Aquaman.

No Brasil: inédito*.

*Quem souber da publicação dessas histórias no Brasil, escreva pra gente!

 

A FASE DE PETER DAVID

Aquaman (Volume 5) 0-46

A fase da década de 1990 escrita por Peter David (Hulk, X-Factor) é uma saga épica que estabeleceu um novo status quo, redefinindo completamente o Aquaman para toda uma geração!

Iniciando com a clássica trama que custaria a mão de Arthur (e deu origem a sua prótese de gancho), a série explora o herói com profundidade e o leva a lidar com ameaças mais perigosas do que nunca: invasores alienígenas, deuses gregos… e até mesmo uma declaração de guerra ao Japão!

No Brasil: parte dessa fase saiu em Superboy 0-7 e 10, Os Melhores do Mundo 7,9 e 10 (todos pela editora Abril).

 

O DIA MAIS CLARO

Brightest Day 0-24

Imediatamente após a ressurreição de Aquaman durante a saga “A Noite Mais Densa”, temos detalhadas suas dificuldades de retornar ao mundo dos vivos bem como o começo da “Aquawar” envolvendo Arraia Negra e Mera. Um ótimo aperitivo para a fase de Geoff Johns com o personagem!

No Brasil: Saiu no título “O Dia Mais Claro” 0-12 (Panini). As edições foram reunidas no encadernado “O Dia Mais Claro” também pela Panini.

 

A FASE DE GEOFF JOHNS

 Aquaman 0-25, 23.1, 23.2

Após ressuscitá-lo na saga “O Dia Mais Claro” o escritor Geoff Johns reinventou o Aquaman (assim como ele havia feito com o Lanterna Verde) tornando-o muito popular e dividindo o posto com Peter David como escritor definitivo do personagem!

Sua reinvenção do herói na fase conhecida como “Os Novos 52” abraça o que há de melhor nas versões anteriores, sendo uma ótima, e moderna, fase para quem deseja começar a ler suas histórias!

No Brasil: Essas histórias saíram na mensal “Universo DC” 0-25 (Panini). Também foram compiladas em encadernados, também pela Panini, sendo estes: Aquaman – As Profundezas; Aquaman – Os Outros e Aquaman – A Morte de um Rei. Recomenda-se também a leitura dos encadernados Liga da Justiça – Origem e Liga da Justiça – Trono da Atlântida.

 

Concorda com a nossa seleção? Faltou algo? Então escreve pra gente! Gostou? Então confira nosso acervo com quadrinhos dos Aquaman!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *